Área Restrita - Somente para empresas associadas
Home > Historia

Historia

O SETPES - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo surgiu em 1986, quando o grupo composto pelos empresários Aylmer Chieppe, Olímpio Bueno Morato, Floriano Rangel Mendonça, Carlos Roberto Cipriano, Alicínio Damiani, Aldoris Galon, Urley Poubel Bastos, Herval Mucelini, Irineu Blasiu Kuster e Osmar Peichinho decidiu montar uma estrutura de atendimento às empresas de transporte de passageiros e fundou o atual sindicato.

Antes disso, havia a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Espírito Santo, criada em 1971. Essa entidade era formada por sete empresas e funcionava no Edifício Ricamar, no centro de Vitória, capital do Espírito Santo.

Nos primeiros anos de atividade, o SETPES ocupou dois andares do Edifício Augusta, na Avenida N. S. da Penha, entre 1986 e 1992. Nesse período, as duas primeiras diretorias do sindicato, presididas por Aylmer Chieppe, trabalhavam também na construção da atual e moderna sede localizada na Rua Constante Sodré, em Santa Lúcia.

"A proposta era oferecer informações de mercado, dar apoio jurídico e técnico às empresas, além de ampliar o prestígio do setor empresarial de transporte de passageiros e ter representação junto a todas as instâncias dos Poderes Públicos. E sabíamos que o passageiro também ganharia ao contar com um setor organizado, representativo e consciente de seus deveres e direitos", lembra Aylmer Chieppe, que atualmente é o delegado representante do SETPES junto à Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo.

Segundo ele, a criação do sindicato não tinha apenas como objetivo beneficiar as empresas e obter melhorias no sistema viário: "O SETPES conseguiu reunir diversas conquistas que vieram mais tarde beneficiar toda a categoria. Veio a público a força do transporte e consequentemente o respeito ao setor por parte do governo, funcionários, autoridades e imprensa".

Ao fazer uma breve análise retrospectiva da história do SETPES ao longo dos seus 18 anos, o fundador Aylmer Chieppe aponta a melhoria do transporte, o ganho de qualidade e a preocupação com o meio ambiente como algumas das principais vitórias do setor. E lembra que respaldar as decisões no transporte público e unificar os interesses do setor continuam sendo alguns dos principais desafios do sindicato.


Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br ®Copyright 2011. Todos os direitos reservados